sábado, 14 de abril de 2012

Sonhos

O título deste blog fala do sonho, melhor seria dito, dos sonhos. Daqueles que vamos tentando alcançar.
Nessa busca, nesse percurso, aprendemos que os sonhos mudam, que se adaptam e que, às vezes, não se realizam, nem se realizarão. Permanecerão sonhos.

Aprendemos a viver com essa mutação permanente e com a (relativa) tristeza que acompanha a consciência de que alguns sonhos não se realizarão. Muitos destes últimos arrumamos na gaveta das recordações, representam um período da nossa vida e, como tudo o resto, são colocados no seu devido sítio: na adolescência, na infância, no início da faculdade, no início da vida de trabalho, onde seja. Outros há, no entanto, que, mesmo sabendo que não se realizarão, se mantém connosco, como guia do que fazemos, porque apesar de não serem  alcançáveis, são uma espécie de luz no nosso caminho, no nosso percurso, são o que nos fazem procurar o melhor em cada dia que vivemos, em cada experiência que vivemos, em cada sítio que visitamos ou por onde passamos.

Nem sempre é fácil viver com essa "luz", às vezes irrita, outras frustra, outra simplesmente magoa; mas na maior parte das vezes, agradeço a sua existência, porque me lembra quem sou, no meu íntimo, no mais íntimo do meu ser. E a consciência de quem somos é fundamental para manter a sanidade mental, mas, sobretudo, para que possamos ter um quotidiano honesto connosco e com os outros.

Bem haja, aos sonhos: os que são passíveis de realizarmos e aqueles que não. São todos cruciais.